Procurar:   
 
 
 
 

 

 
»  JUÍZES CONSELHEIROS DO TRIBUNAL DE CONTAS
 
 

 

 

Juiz Conselheiro António Manuel Fonseca da Silva

António Manuel
Fonseca da Silva

JUIZ CONSELHEIRO
ANTÓNIO MANUEL FONSECA DA SILVA

 

Nasceu a 19 de Outubro de 1959, em Lisboa.

Licenciado em Gestão de Empresas.

Pós-Graduação em Contabilidade, Finanças Públicas e Gestão Orçamental.

Exerce funções de Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas desde 17 de Novembro de 2008.

Docente do Instituto de Estudos Superiores de Contabilidade (IESC), onde ministrou a disciplina de Gestão Financeira da Administração Pública Central, do 4.º ano da Licenciatura em Contabilidade e Administração Pública.

Foi membro convidado do corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Contabilidade Pública, especialização em Contabilidade no Sector da Segurança Social, na disciplina de Auditoria Pública, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) – Instituto de Estudos Superiores de Contabilidade (IESC).

Funcionário da Direcção-Geral do Tribunal de Contas de 16 de Janeiro de 1981 a 16 de Novembro de 2008, desenvolveu funções técnicas na área do controlo sucessivo até 11 de Dezembro de 1989, sendo Auditor do corpo especial de fiscalização e controlo do quadro de pessoal da Direcção-Geral do Tribunal de Contas, desde 1 de Dezembro de 1999.

Contador-Chefe de 12 de Dezembro de 1989 a 12 de Outubro de 1992, Contador-Geral de 13 de Outubro de 1992 a 14 de Junho de 2000 e Auditor-Coordenador de 15 de Junho de 2000 até 16 de Novembro de 2008.

Vogal efectivo e Coordenador, em representação da Administração, na Comissão Paritária nos anos de 1996, 1997 e 1998.

Membro, com funções de coordenação, da Comissão de Harmonização da Avaliação do Desempenho de Auditores e Consultores, nos anos de 2002 a 2004.

Membro Substituto e Assessor do “Board of Auditors” da União Europeia Ocidental (UEO), tendo participado, anualmente, no triénio de 1997 a 1999, em auditorias a três entidades – Secretaria-Geral (Bruxelas), Centro de Satélites (Torrejon-Madrid) e Instituto de Estudos de Segurança (Paris).

Membro da equipa técnica da auditoria às contas da Assembleia da União da Europa Ocidental (UEO) de 2007.

Detentor do curso de “Formação Pedagógica de Formadores” e Monitor de acções de formação na Direcção-Geral do Tribunal de Contas, Sede e Serviços de Apoio Regionais dos Açores e da Madeira do TC, no INA, no IGAP, no CEJ, na SFN, no CEDREL e em diversos serviços públicos e inspecções da Administração Pública, nas áreas da fiscalização concomitante e sucessiva, de auditoria, de finanças públicas e de direito financeiro, da prestação de contas e do controlo da administração.

Co-autor de diversas publicações, editadas pelo Tribunal de Contas, nomeadamente do projecto do Manual de Auditoria e de Procedimentos do Tribunal de Contas – vol. I, aprovado em Sessão do Plenário da 2ª. Secção de 28 de Janeiro de 1999 e Membro do Grupo de Trabalho que elaborou o projecto do Manual de Auditoria e de Procedimentos do Tribunal de Contas – vol. II.


 
 
  Contactos      Mapa do sítio      English version