Procurar:   
 
 
 
 

 

 
»  JUÍZES CONSELHEIROS DO TRIBUNAL DE CONTAS
 
 

 

Juiz Conselheiro Raul Jorge Correia Esteves 

Eurico Manuel Ferreira Pereira Lopes

JUIZ CONSELHEIRO
EURICO MANUEL FERREIRA PEREIRA LOPES

 

Nasceu, em 1952, na Figueira da Foz.

Licenciado em Finanças pela ISCEF/ISE da Universidade Técnica de Lisboa, com a classificação de 16 valores.

Mestre em Gestão/Finanças pela Universidade Lusíada de Lisboa, com a classificação de 19 valores.

Frequentou vários cursos de carácter pós-graduado em Estratégia, Finanças, Valuation, Risk Analysis, Análise e Avaliação de Activos Reais/Projectos e Cost-Benefit Analysis na óptica do sector público.

Funções Actuais

Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas (desde 25/06/2008).

Professor Associado Convidado da Universidade Lusíada de Lisboa (desde 04/02/2004)

Funções exercidas

Ingressou nos quadros da, então, Sociedade Portuguesa de Petroquímica S.A.R.L. – actual GDP-GDL, S.A., grupo Galpenergia - em 1977 onde veio a exercer cargos de Chefe, Director e Director Coordenador nas áreas dos Estudos, Planeamento e Controlo de Gestão.

Foi membro de órgãos sociais de empresas.

Foi Professor Auxiliar na Universidade Livre (1985 e 1986), na Universidade Lusíada de Lisboa (1986 a 2004) e na Universidade Internacional (1986 a 2000).

Foi docente convidado do ISEG/Universidade Técnica de Lisboa (de 1986 a 2002).

Enquanto docente Universitário leccionou em Licenciaturas e Mestrados, quer na Universidade Lusíada, quer na Universidade Técnica de Lisboa.

Orientou e co-orientou trabalhos académicos e científicos, designadamente uma tese de doutoramento em Finanças/Opções Reais.

Obras publicadas, participação em eventos científicos e outras actividades científicas e/ou profissionais

É autor de artigos científicos e profissionais publicados em revistas da especialidade tais como a “Economia Pura”, “Gestão Pura”, “Revista da Banca”, da APB, e vários outros trabalhos científicos de carácter pedagógico e profissional, editados pela Universidade Lusíada de Lisboa.

É autor do livro “Opções Reais – A Nova Análise de Investimentos – 2ª Edição, Edições Sílabo, 2001 (a 1ª Edição foi editada pela Universidade Lusíada de Lisboa) que tem vindo a ser citado em livros, teses e dissertações.

Este livro foi objecto de várias recensões críticas favoráveis por parte da comunidade científica/académica e profissional em Portugal e no Brasil.

Foi Orador em eventos científicos internacionais sujeitos a blind referee e Orador convidado em vários eventos científicos e profissionais nacionais e internacionais sobre a temática da Análise e Avaliação de Activos Reais/Opções Reais /Risk Analysis.

Participou, igualmente, na organização de eventos científicos internacionais na qualidade de membro do Conselho Científico para a Área Económica.

É membro do Conselho de Avaliadores/Conselho Editorial da “Revista Produção” e da “Revista Produção Online” da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, desde 2002.

É membro do Conselho Editorial da Revista REAd - Revista Electrónica de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), Porto Alegre, Brasil.

Foi membro do Conselho Editorial (Referee) da Revista da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, denominada “Notas Económicas”.

É Formador certificado em várias áreas das ciências empresariais.

É membro de organizações profissionais, designadamente da Ordem dos Economistas e da CTOC (nº 2085).


 
 
  Contactos      Mapa do sítio      English version