Procurar:   
 
 
 
 

 

 
»

Conferência Internacional sobre Auditoria Pública

 
 

 

 

O Presidente do Tribunal de Contas, Vitor Caldeira, participou em Bucareste, no dia 7 de maio, na Conferência Internacional sobre Auditoria Pública, organizada pelo Tribunal de Contas da Roménia, no âmbito da Presidência romena da União Europeia.

Na sua intervenção sobre "Perspetivas para a auditoria do setor público na Europa", Vítor Caldeira sublinhou que há fortes razões para a mudança: a economia global, os mercados financeiros internacionais e o seu impacto no comércio, na concorrência e no desenvolvimento, bem como a transformação digital, que está a criar riscos sem precedentes e novas oportunidades para a sociedade.

Neste sentido, os Tribunais de Contas têm hoje uma oportunidade de permanecerem relevantes, fornecendo aconselhamento baseado na sua experiência e visão prospetiva ("foresight"), para apoiar a função de supervisão dos Parlamentos ("oversight") e para facilitar a adequada prestação de contas.

Importa, porém, sublinhou Vitor Caldeira, ter presente que, para que os Tribunais permaneçam instituições relevantes num ambiente em rápida mudança, deverão promover a prestação de contas e garantir a transparência:

  • Desempenhando a sua missão como fonte confiável de conhecimento e experiência;
  • Apoiando a função de supervisão do Parlamento; e
  • Fornecendo relatórios sobre o que é realmente importante para as partes interessadas e para os cidadãos.

Bucareste, 7 de maio de 2019


 

 
 
  Contactos      Mapa do sítio      English version