Português-Referência-Notícias-TRIBUNAL DE CONTAS AUDITA PROGRAMA DE APOIO AOS EMPRESÁRIOS EM NOME INDIVIDUAL EM TEMPOS DE COVID

TRIBUNAL DE CONTAS AUDITA PROGRAMA DE APOIO AOS EMPRESÁRIOS EM NOME INDIVIDUAL EM TEMPOS DE COVID

2021.05.06

O Tribunal de Contas examinou o cumprimento das condições de acesso das candidaturas apresentadas ao Programa Açoriano de Apoio aos Empresários em nome individual e a correção do montante dos apoios financeiros concedidos em complemento da verba atribuída pela Segurança Social, no âmbito das medidas de apoio durante a pandemia COVID-19.

Entre as conclusões, o Tribunal destaca que as candidaturas aprovadas observaram os requisitos de acesso exigidos, verificando-se, contudo, que, por vezes, a decisão ficou sujeita a condicionalismos.

Também os montantes dos apoios financeiros aprovados foram determinados em conformidade com os critérios estabelecidos no Programa., embora sem acautelar a observância dos limites máximos estabelecidos para a atribuição de apoios financeiros e de outra natureza no âmbito das medidas europeias existentes para a COVID 19.

Os encargos com a execução do Programa não foram objeto de especificação orçamental, de modo a evidenciar as dotações afetas e as despesas realizadas no seu âmbito.

Motivos pelos quais o Tribunal de Contas recomenda à Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade que implemente mecanismos de controlo adequados no âmbito de medidas de apoio que venham a ser criadas para atenuar os impactos económicos da atual crise pandémica.


 

Relatório COVID-19 - Programa de apoio aos empresários em nome individual