Português-Referência-Notícias-TRIBUNAL APROVA RELATÓRIO DE AUDITORIA ÀS MEDIDAS AGROAMBIENTAIS

TRIBUNAL APROVA RELATÓRIO DE AUDITORIA ÀS MEDIDAS AGROAMBIENTAIS

2021.06.18

O Tribunal de Contas conclui que existiu uma forte adesão dos agricultores às medidas agroambientais, com uma boa taxa de execução dos apoios e um crescimento nas áreas certificadas, produtores e efetivos pecuários em modo de produção integrado e em modo de produção biológico, no relatório de auditoria, hoje divulgado, sobre as Medidas Agroambientais integradas no Programa de Desenvolvimento Rural do continente 2014-2020 (PDR 2020).

Contudo, é necessário o seu incremento, com vista ao cumprimento das metas para 2030 (o Eurostat regista para Portugal uma % de área de agricultura biológica de 8,16% em 2019, sendo a meta da União Europeia para 2030 de 25%).

A auditoria teve como objeto apreciar se as Medidas Agroambientais contribuem de forma eficaz para uma agricultura mais sustentável. A análise incidiu sobre os níveis de execução dos apoios, o apuramento e acompanhamento dos resultados das medidas e o funcionamento dos sistemas de gestão e controlo para aferir do grau de cumprimento dos compromissos pelos agricultores.


 

Veja aqui: Nota de Síntese

Veja aqui: Relatório de Auditoria às Medidas Agroambientais (PDR 2020)