Português-Referência-Notícias-PRESIDENTE DA EUROSAI HOMENAGEIA TRIBUNAL DE CONTAS DE PORTUGAL

PRESIDENTE DA EUROSAI HOMENAGEIA TRIBUNAL DE CONTAS DE PORTUGAL

2020.11.23

O Presidente da EUROSAI (Organização Europeia dos Tribunais de Contas) homenageia o Tribunal de Contas de Portugal (TCP) no âmbito do 30º aniversário da Organização.

Depois de ter sido criada em 1990, em que o TCP foi um dos membros fundadores, a EUROSAI conta agora com 50 membros. Atualmente, a presidência da Organização está a cargo do Presidente do Tribunal de Contas da Turquia.

Para celebrar o seu 30º aniversário foi criado um “Memorial de Plantação de Árvores” na capital da Turquia, Ancara, que consiste na plantação de 66 árvores de diferentes espécies. Destas, 50 são dedicadas aos membros da EUROSAI, representando assim as raízes do passado, bem como a cooperação e os resultados alcançados até aqui “com a esperança de que se alcancem muitos mais anos”, como referiu o Presidente da Organização.  As outras 16 árvores são dedicadas a antigos Presidentes, Grupos de Trabalho e Task Forces.

Uma das 16 árvores terá uma placa de homenagem ao TCP. Portugal recebe dois certificados de reconhecimento: um em nome da Instituição – Tribunal de Contas de Portugal; outro, em nome do antigo Presidente Guilherme d’Oliveira Martins, que presidiu à Organização Europeia dos Tribunais de Contas, nos anos de 2011 a 2014. Recebemos ainda um certificado em nome da Task Force Auditoria e Ética, da EUROSAI, que é coordenado pelo Tribunal de Contas de Portugal.


 

Even though we celebrate our 30th anniversary separately this year, our memory forest has already started to foster the hope of the days we will be together again.”
Seyit Ahmet BAŞ
Presidente da EUROSAI