Português-O Tribunal-Composição e Estrutura-Auditor-Coordenador do DA V

Auditor-Coordenador do DA V
José António Palma e Santos Alves Carpinteiro

Curriculum Vitae

Experiência Profissional

​Mestre em Ciência Política, na vertente de Políticas Públicas, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP), em 2009. Pós‑Graduado em Gestão e Fiscalidade pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, em 1994 e em Estudos Comunitários pela Universidade Católica, em 1992. Licenciado em Direito pela Universidade Internacional, em 1990.

Iniciou funções públicas em 1991, na Inspeção‑Geral de Finanças, no quadro da Inspeção dos Serviços Tributários, tendo igualmente, exercido funções no Gabinete de Estudos daquela Inspeção‑Geral.

Em 1996, foi requisitado pela Direção‑Geral do Tribunal de Contas, tendo transitado para o quadro do corpo especial desta, com a categoria de técnico‑verificador superior principal, em 1999.

Entre 1997 e 2001 exerceu funções na área de controlo ao Setor Empresarial do Estado, onde tem planeado, coordenado e executado auditorias tendo em vista a preparação dos processos de fiscalização sucessiva. Foi‑lhe atribuída a responsabilidade relativa às áreas de auditoria aos grandes grupos empresariais do Estado e desenvolvimento de metodologias de auditoria de gestão, áreas onde tem sido, igualmente, formador e docente.

Em 2002, na sequência de concurso público, ingressou no quadro da carreira de auditor, tendo sido provido em 31 de outubro desse ano.

Foi nomeado em janeiro de 2002, em comissão de serviço, Auditor‑Chefe do Departamento de Auditoria IX, que tem a seu cargo o Setor Público Empresarial, privatizações e alienação de participações sociais.

De janeiro de 2005 a dezembro de 2009 cumpriu duas comissões de serviço como Auditor‑Chefe na UAT 2 do Departamento de Auditoria VI – Área da Saúde.

Desde janeiro de 2010 que vem exercendo o cargo de Auditor-Coordenador do Departamento de Auditoria VI - Área da Saúde.