Procurar:   
 
 
 
 

 

 
»

“Tribunal de Portas Abertas” transporta visitantes para memórias dos 630 anos que enquadram Tribunal de Contas

 
 

 

 

As primeiras visitas da iniciativa “Tribunal de Portas Abertas" estão hoje a decorrer, transportando os presentes para as memórias dos 630 anos que enquadram a criação do Tribunal de Contas e para as diversas histórias, documentos e objetos que ajudam a explicar mais de seis séculos de história na fiscalização das contas públicas e da própria História de Portugal.

No ano em que se celebram os 630 anos do 1.º Regimento dos Contos e os 170 anos da criação do Tribunal de Contas, todos os interessados poderão ficar a conhecer este valioso património histórico, através de visitas comentadas, que decorrerão ao longo do ano.

“Vamos contar as histórias que as contas nos contam. Estas jornadas das Portas Abertas são um elemento de abertura do Tribunal à sociedade e aos cidadãos, de mostrar que esta é também a sua casa e de dar a possibilidade de conhecerem este vasto património histórico que é de todos os portugueses”, disse o Presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, na abertura da primeira visita, que hoje decorreu de manhã, estando ainda a decorrer uma outra à tarde.

Segundo Vítor Caldeira, esta é ainda uma ocasião para mostrar que “o Tribunal é feito de pessoas e que são também essas pessoas que ajudam o Tribunal a afirmar-se todos os dias como uma Instituição Superior de Controlo, e uma jurisdição que controla as finanças públicas, que é moderna, credível e que atua na defesa do interesse púbico e da sociedade portuguesa”.
Vítor Caldeira lembrou que o Tribunal de Contas é uma Instituição que evoluiu e se foi moldando aos longo dos tempos, destacando a necessidade de seguir o trabalho realizado nos últimos anos no sentido da modernização.

“Para que o Tribunal possa continuar a ser uma Instituição reconhecida pelos cidadãos pelo trabalho que faz, tem de continuar a adaptar-se e a modernizar-se. E é esse trabalho que temos feito ao longo destes últimos anos e que nos coloca na linha da frente de várias Instituições Superiores de Controlo", afirmou.

As visitas estão sujeitas a inscrição prévia para o email portasabertas@tcontas.pt. As próximas terão lugar a 4 de abril, 4 de julho e 24 de outubro de 2019.




24 de janeiro de 2019


 

 
 
  Contactos      Mapa do sítio      English version