Procurar:   
 
 
 
 

 

 
»

Tribunais de Contas de Portugal e de Espanha debatem em Lisboa o combate à desertificação

 
 

 

 

Os Tribunais de Contas de Portugal e de Espanha voltam a encontrar-se para debater o Combate à Desertificação, numa conferência que terá lugar em Lisboa, na sede do Tribunal de Contas, na segunda-feira de manhã.

A Conferência surge na sequência da Declaração de Trujillo, que resultou do IV Encontro Bilateral realizado em abril naquela cidade de Espanha, onde ficou estabelecido o aprofundamento da cooperação entre os Tribunais de Contas dos dois países, nomeadamente quanto ao controlo dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Entre estes ODS, destacam-se o número 6, que é o de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, e o número 15 para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

“Matérias como a da gestão da água e do risco de desertificação na Península Ibérica, são inegavelmente de interesse comum aos nossos países”, constatou o Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Vítor Caldeira, no encerramento do Encontro de Trujillo.

A Conferência de segunda-feira começa com um painel dedicado ao combate à desertificação no contexto das alterações climáticas, a cargo de Eugénio Sequeira, Presidente da Liga para a Proteção da Natureza, e Maria José Roxo, Professora da Universidade Nova de Lisboa.

Será ainda apresentado o Relatório Especial do Tribunal de Contas Europeu sobre “A Luta contra a Desertificação na União Europeia: uma ameaça crescente contra a qual se deve atuar mais intensamente”, por Phil Wynn Owen, membro do Tribunal de Contas Europeu.


19 de fevereiro de 2019


 

 
 
  Contactos      Mapa do sítio      English version