Português-O Tribunal-Composição e Estrutura-Auditor-Coordenador do DA V

Auditor-Coordenador do DA V
José António Palma e Santos Alves Carpinteiro

Curriculum Vitae

Experiência Profissional

Mestre em Ciência Política, na vertente de Políticas Públicas, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP), em 2009. Pós Graduado em Gestão e Fiscalidade pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, em 1994 e em Estudos Comunitários pela Universidade Católica, em 1992. Licenciado em Direito pela Universidade Internacional, em 1990.

Iniciou funções públicas em 1991, na Inspeção Geral de Finanças, no quadro da Inspeção dos Serviços Tributários, tendo igualmente, exercido funções no Gabinete de Estudos daquela Inspeção Geral.

Em 1996, foi requisitado pela Direção Geral do Tribunal de Contas, tendo transitado para o quadro do corpo especial desta, com a categoria de técnico verificador superior principal, em 1999.

Entre 1997 e 2001 exerceu funções na área de controlo ao Setor Empresarial do Estado, onde lhe foi atribuída a responsabilidade relativa às áreas de auditoria aos grandes grupos empresariais do Estado e desenvolvimento de metodologias de auditoria de desempenho, áreas onde também foi formador e docente no ensino superior.

Em 2002, na sequência de concurso público, ingressou no quadro da carreira de auditor, tendo sido provido em 31 de outubro desse ano.

De janeiro de 2002 a dezembro de 2004 foi Auditor Chefe no Departamento de Auditoria IX - Controlo do Sector Empresarial do Estado, privatizações e alienação de participações sociais.

De janeiro de 2005 a dezembro de 2010 cumpriu duas comissões de serviço como Auditor Chefe no Departamento de Auditoria VI – Área da Saúde.

De janeiro de 2011 a dezembro de 2017 foi Auditor-Coordenador do Departamento de Auditoria VI - Área da Saúde.

Auditor-Coordenador do Departamento de Auditoria V – Setor Social (Saúde, Segurança Social, Formação Profissional, Emprego e Demografia), desde janeiro de 2018.