Auditora-Chefe do DA I
Maria Teresa Carvalho Ferreira

​​​Cur​ricu​lum Vitae


Habilitações académicas

Licenciada em​ Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

​​


Experiência profissional

​Iniciou funções na Direção​​-Geral do Tribunal de Contas em fevereiro de 2014, no Departa​mento de Auditoria I na área do Parecer sobre a Conta Geral do Estado. Ingressou na carreira técnica superior do respetivo quadro de pessoal em janeiro de 2016.

Nomeada Auditora-Chefe do Departamento de Auditoria I - Parecer sobre a Conta Geral do Estado, em comissão de serviço, desde janeiro de 2018.

De 2010 a 2014, desempenhou o cargo de Subdiretora-Geral na Direção- Geral do Orçamento com competência nas áreas das finanças públicas e dos assuntos comunitários.

De 1988 a 2010, exerceu vários cargos no Instituto Nacional de Estatística (INE) tendo, designadamente, chefiado as equipas responsáveis pela implementação do Sistema Europeu de Contas Nacionais em Portugal e pela compilação da notificação do Procedimento dos Défices Excessivos.

R​epresentante de Portugal e das entidades empregadoras em vários grupos de trabalho nacionais e internacionais.

Monitora em ações de formação na área da Contabilidade Nacional.

Autora de diversas comunicações na área da contabilidade nacional apresentadas no âmbito de Seminários, Congressos e Colóquios; coautora do artigo “Análise comparativa do SEC 2010 face ao SEC 95 na perspetiva dos aspetos com relevância para as atribuições do Tribunal de Contas”, (Estudo conjunto n.º 5/2014-DCP/DA I.1), publicado na Revista do Tribunal de Contas.

Participação em Programas de Assistência Técnica no domínio das Contas Nacionais em Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau.​