Português-O Tribunal-Composição e Estrutura-Auditora-Coordenadora do DA IX

Auditora-Coordenadora do DA IX
Helena Teresa Ferreira da Cruz Fernandes

Curriculum Vitae

Experiência Profissional

​Em 1989 concluiu a licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e em 1992 uma pós-graduação em Estudos Europeus (vertente jurídica) pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Exerceu, nos anos de 1991 e 1992, a advocacia, nas áreas do Direito Administrativo e do Direito do Trabalho (1991-1992). No mesmo período exerceu ainda funções de apoio jurídico junto do Gabinete do Ministro do Comércio e Turismo.

Ingressou na DGTC em outubro de 1992, tendo desempenhado funções inerentes à careira de técnico superior até maio de 1993.

Em junho de 1993 iniciou o exercício de funções na Direção de Serviços de Relações e Condições de Trabalho do Departamento de Estudos e Planeamento do Ministério do Emprego e da Segurança Social, igualmente na carreira técnica superior, tendo aí permanecido até 1996.

Em 1996 regressou à Direção-Geral do Tribunal de Contas, tendo prosseguido a sua atividade, inicialmente, no Núcleo Técnico de Contas e, posteriormente, no Departamento de Auditoria III – PIDDAC e Fundos Comunitários e no Departamento de Auditoria VI – Finanças e Saúde.

Entre maio de 2003 e dezembro de 2005 ocupou, em comissão de serviço, o cargo de Auditora-Chefe do Departamento de Controlo Concomitante.

Entre dezembro de 2005 e dezembro de 2008 exerceu, em comissão de serviço, enquanto Auditora-Chefe, as funções inerentes à fiscalização prévia de contratos de empreitadas de obras públicas na Unidade de Apoio Técnico I do Departamento de Controlo Prévio e Concomitante.

Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2017 exerceu o cargo de Auditora- Coordenadora no Departamento de Auditoria VII – Segurança Social, Trabalho/Emprego e Formação Profissional.  Exerce, desde janeiro de 2018, as funções de Auditora-Coordenadora do Departamento de Auditoria IX – Administração Local e Setor Empresarial Local.

Desde 2005 participou nos trabalhos dos seguintes grupos internacionais: Public Procurement Working Group (2005-2008), instituído no âmbito do Comité de Contacto das ISC da União Europeia, Task Force on Audit & Ethics (desde 2012), criada no seio da EUROSAI, Compliance Audit Subcommittee (2012- 2015), instituído pela INTOSAI, e Task Force on Municipality Audit (com início de participação em 2018), criada pela EUROSAI.