Português-O Tribunal-Arquivo e Biblioteca

Arquivo e Biblioteca

A Biblioteca/CDI é especializada na área das Finanças Públicas e Administração Pública, destacando-se a documentação relativa ao controlo financeiro externo, nomeadamente a produzida por instituições estrangeiras congéneres.


Os utilizadores externos têm acesso aos seguintes serviços:

  • Referência – Orientação na localização dos recursos de informação adequados às necessidades dos utilizadores e apoio na pesquisa e recuperação de informação no catálogo bibliográfico da Biblioteca, catálogos de outras bibliotecas, bases de dados, outra informação disponível na WEB.
  • Leitura presencial – consulta de obras disponíveis.
  • Empréstimo Interbibliotecas – O empréstimo de documentação para o exterior só é possível através do empréstimo interbibliotecas.
    É permitido o empréstimo interbibliotecas de monografias dos Fundos Geral e Aguedo de Oliveira, reservando-se a Biblioteca/CDI o direito de não fornecer a documentação solicitada.
    Nº máximo de obras para empréstimo: 3
    Prazo de empréstimo: 7 dias
    Os pedidos podem ser efectuados através de correio postal, correio electrónico ou fax, solicitando-se a utilização do respectivo formulário.

 

 
 

O Arquivo Histórico do Tribunal de Contas nos serviços prestados ao cidadão garante:

  • a acessibilidade do seu património arquivístico através da publicação de inventários e instrumentos de pesquisa e colocando à disposição do público bases de dados para um acesso mais fácil aos documentos existentes;
  • a conservação e preservação dos documentos sob a sua guarda, garantindo a sua segurança em locais especialmente criados para esse fim onde são observados os critérios de temperatura, humidade do ar e segurança em matéria de fogo ou inundação.


Ao salvaguardar e tornar acessível o seu património documental torna possível o serviço de consulta dos seus documentos. Nesse sentido, é disponibilizado um conjunto de serviços onde se destaca:

  • pesquisa assistida nas bases de dados e nos instrumento de descrição publicados,
  • resposta a pedidos não presenciais,
  • leitura presencial,
  • disponibilização de recursos bibliográficos de apoio à investigação,
  • reproduções de documentos (suporte papel e digital).

 

Para além destes serviços são desenvolvidos projectos de investigação que permitam um melhor conhecimento das instituições produtoras dos documentos tornando-os mais acessíveis.

Convém também referir um serviço prestado ao público em geral, no sentido da divulgação do seu património documental junto da população, através da organização de exposições onde os documentos de arquivo são apresentados no seu contexto social e cultural. Em simultâneo são publicados os respectivos catálogos e brochuras.
 

Conjuntos documentais e instrumentos de pesquisa