Português-Referência-Notícias-Conhece esta tapeçaria de Portalegre?

Conhece esta tapeçaria de Portalegre?

2022.08.17

​​tapeçaria-noticia.jpg

A tapeçaria "O Número" (1955-1958) é uma das obras encomendadas pelo Tribunal de Contas a Almada Negreiros.

​Nela, Almada Negreiros sintetiza, de forma notável, os conceitos matemáticos de índole geométrica que, na sua opinião, se encontram implícitos nas grandes obras da humanidade servindo de elemento unificador a todas elas.

O seu objetivo foi o de fazer uma cronologia do conceito de número, sempre com a preocupação de ir às origens e citar quem publicou determinada obra, desenvolveu uma dada ideia ou que civilização introduziu primeiramente determinado conceito.

A tapeçaria tem sido objeto de estudo de vários autores em várias épocas, mas, tanto quanto é do nosso conhecimento, o seu estudo completo nunca foi feito.

Em 2019, celebrava o Tribunal de Contas o seu 630º aniversário da Casa dos Contos e o 170º aniversário do Tribunal de Contas com esta designação, quando editou, com a colaboração da Imprensa Nacional,  o livro "O Número – A emblemática tapeçaria que Almada Negreiros concebeu para o Tribunal de Contas" da autoria de Luís Trabucho de Campos. Neste livro, Luís Trabucho de Campos apresenta um estudo detalhado e completo dos aspetos matemáticos presentes na tapeçaria.

Numa descrição geral, esta obra é apresentada como um exemplo de um Universo cujo centro é no espaço preenchido pelo corpo de um homem. A figura central representa um homem de Vitrúvio. A figura à esquerda representa o homem grego, que executa alguns cálculos recorrendo a um ábaco estilizado. A figura à direita representa o homem do renascimento, que exibe um desenho contendo um pentágono regular.

As imagens à esquerda representam elementos e fac​tos associados à Antiguidade Clássica. Referenciados por diversas legendas de Suse, Cnossos, Pitágoras, Bauhutte, Figura Superflua Ex Errore, Leonardo da Vinci e Euclides.

As imagens à direita representam a modernidade, com alguns dos primeiros elementos e factos novos e científicos que surgiram com o Renascimento. Encontram-se também referenciados por diversas legendas de Libelus de Quinque Corporibus Regularibus, de Pier della Francesca, Proportionem Habentem Medium Duoque Extrema, atribuída a Campanus de Novare, e ainda várias expressões matemáticas referenciadas com o nome de Luca Pacioli.

Toda a tapeçaria possui uma moldura numérica, cuja sequência é 1, 4, 7, 0, 3, 6, 9, 2, 5, 8, 1… Curioso?

Pois bem, fica desde já convidado para ver esta tapeçaria que se encontra exposta no Átrio do Edifício-Sede do Tribunal de Contas, em Lisboa. Ou então, fique atento, iremos desvendar mais sobre o significado dos elementos presentes na tapeçaria. ​