A tapeçaria "O Número" (1955-1958) é uma das obras encomendadas pelo Tribunal de Contas a Almada Negreiros.
Nela, Almada Negreiros sintetiza, de forma notável, os conceitos matemáticos de índole geométrica que, na sua opinião, se encontram implícitos nas grandes obras da humanidade servindo de elemento unificador a todas elas.
O seu objetivo foi o de fazer uma cronologia do conceito de número, sempre com a preocupação de ir às origens e citar quem publicou determinada obra, desenvolveu uma dada ideia ou que civilização introduziu primeiramente determinado conceito.
A tapeçaria tem sido objeto de estudo de vários autores em várias épocas, mas, tanto quanto é do nosso conhecimento, o seu estudo completo nunca foi feito.
Em 2019, celebrava o Tribunal de Contas o seu 630º aniversário da Casa dos Contos e o 170º aniversário do Tribunal de Contas com esta designação, quando editou, com a colaboração da Imprensa Nacional, o livro "O Número – A emblemática tapeçaria que Almada Negreiros concebeu para o Tribunal de Contas" da autoria de Luís Trabucho de Campos. Neste livro, Luís Trabucho de Campos apresenta um estudo detalhado e completo dos aspetos matemáticos presentes na tapeçaria.
Numa descrição geral, esta obra é apresentada como um exemplo de um Universo cujo centro é no espaço preenchido pelo corpo de um homem. A figura central representa um homem de Vitrúvio. A figura à esquerda representa o homem grego, que executa alguns cálculos recorrendo a um ábaco estilizado. A figura à direita representa o homem do renascimento, que exibe um desenho contendo um pentágono regular.
As imagens à esquerda representam elementos e factos associados à Antiguidade Clássica. Referenciados por diversas legendas de Suse, Cnossos, Pitágoras, Bauhutte, Figura Superflua Ex Errore, Leonardo da Vinci e Euclides.
As imagens à direita representam a modernidade, com alguns dos primeiros elementos e factos novos e científicos que surgiram com o Renascimento. Encontram-se também referenciados por diversas legendas de Libelus de Quinque Corporibus Regularibus, de Pier della Francesca, Proportionem Habentem Medium Duoque Extrema, atribuída a Campanus de Novare, e ainda várias expressões matemáticas referenciadas com o nome de Luca Pacioli.
Toda a tapeçaria possui uma moldura numérica, cuja sequência é 1, 4, 7, 0, 3, 6, 9, 2, 5, 8, 1… Curioso?
Pois bem, fica desde já convidado para ver esta tapeçaria que se encontra exposta no Átrio do Edifício-Sede do Tribunal de Contas, em Lisboa. Ou então, fique atento, iremos desvendar mais sobre o significado dos elementos presentes na tapeçaria.