A obra da pintora portuguesa Armanda Passos (1944-2021) está patente no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud. Fabíola Passos, filha da artista, foi a curadora responsável pela primeira retrospetiva da obra de Armanda Passos.
Entre os 80 óleos expostos, encontra-se o quadro de Armanda Passos que integra a coleção do Tribunal de Contas. Esta obra está agora exposta entre dois óleos, também alusivos à justiça, proporcionando uma oportunidade, provavelmente única, de apreciar este conjunto de três painéis.
Na verdade, grande parte das pinturas que se encontram nesta exposição são parte de coleções institucionais e também privadas. No caso deste tríptico, trata-se de pinturas da artista intituladas “Balança", em que uma das telas é parte da coleção do Tribunal de Contas e as outras duas do Tribunal Constitucional e da Procuradoria-Geral da República.
A Biblioteca do Tribunal de Contas tem disponível para consulta o livro agora editado “Armanda Passos pintura a óleo em retrospetiva", oferecido pela Fundação Champalimaud, e tem também um conjunto de monografias referentes à artista.
A exposição foi inaugurada no dia 16 novembro e vai estar patente até 31 dezembro, no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, de segunda a sábado, das 12 às 20 horas.



Notícia relacionada: HOMENAGEM A ARMANDA PASSOS