
As Mulheres Presidentes de nove instituições superiores de controlo (ISC) da União Europeia e da Ucrânia acordaram em trabalhar conjuntamente para construir instituições mais justas, mais transparentes, mais representativas e independentes, que reflitam os valores da não discriminação, igualdade de género, integridade e serviço público para o benefício dos cidadãos. Esta é a principal conclusão da Declaração de Madrid que saiu do Encontro de Alto Nível das Mulheres Presidentes das Instituições Superiores de Controlo da UE e Ucrânia, que se realizou nos dias 12 e 13 de janeiro, em Madrid.
Este Encontro foi promovido pelos Tribunais de Contas de Espanha e de Portugal e contou com a participação das responsáveis das ISC da Áustria, Bélgica, Eslovénia, Grécia, Lituânia, Roménia, Suécia e Ucrânia.
A Declaração de Madrid estabelece o compromisso das Presidentes em promover a igualdade de género em todos os níveis das ISC, e políticas que favoreçam a igualdade das mulheres no acesso aos cargos de liderança das suas instituições.
As signatárias comprometem-se a incluir as questões relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens nas agendas das ISC, promovendo a cooperação e a troca de boas práticas e a identificação de desafios comuns, incluindo o estabelecimento de redes e plataformas no âmbito da INTOSAI, EUROSAI e do Comité de Contacto
.A Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Filipa Urbano Calvão, anunciou que o próximo Encontro irá realizar-se em Portugal em 2027.
Aceda aqui à Declaração de Madrid
Aceda aqui à intervenção de abertura da Presidente Filipa Urbano Calvão
Aceda aqui à intervenção sobre partilha de experiências da Presidente Filipa Urbano Calvão