Português-Referência-Notícias-NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE - UMA DIETA HOSPITALAR NO SÉCULO XVIII

NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE - UMA DIETA HOSPITALAR NO SÉCULO XVIII

2021.04.07

  Fotografia do Arco do Hospital de São José de autoria de Bernardo Nunes e por cortesia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa


No dia Mundial da Saúde, que hoje se comemora, destacamos um documento do nosso Arquivo Histórico pertencente ao Erário Régio, que nos conta uma história que vai muito para além dos números e dos registos financeiros.

Trata-se uma de uma dieta ordenada pelo Marquês de Pombal, numa época em que os hospitais tinham uma vertente muito virada para os mais desfavorecidos que encontravam nestes espaços condições de repouso e alimentação.

Abolido o uso ordinário das galinhas, manteve-se, porém, a sua prescrição para o caso de enfermos que, por ausência de apetite, lhes apeteça “algum frangão”.

Caldos simples de vitela e de farinha de aveia para os enfermos febris. Para os convalescentes, vitela simples cozida ou acompanhada de uma porção de arroz ou de cevada pilada, grãos e algumas ervas, como aipo e azedas e outras desta natureza.

Estes são alguns exemplos da dieta hospitalar estabelecida no Hospital Real de S. José e adotada em todos os hospitais reais e militares do Reino.

Para saber mais sobre esta curiosidade consulte aqui:

 

UMA DIETA HOSPITALAR NO SÉCULO XVIII