Português-Referência-Notícias-35 ANOS DA SECÇÃO REGIONAL DOS AÇORES: A HISTÓRIA DO SEU PERCURSO E O FUTURO DA SUA MISSÃO

35 ANOS DA SECÇÃO REGIONAL DOS AÇORES: A HISTÓRIA DO SEU PERCURSO E O FUTURO DA SUA MISSÃO

2021.11.03

 

​A Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas iniciou atividade em 1986, há 35 anos, um aniversário que o Tribunal assinalou hoje em Ponta Delgada, onde está situada no Palácio Canto, numa cerimónia marcada pela História e pela memória fotográfica, mas também por uma visão para o futuro.

A cerimónia dos 35 Anos da Secção Regional dos Açores decorreu no Teatro Micaelense – Centro Cultural e de Congressos, onde o Presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, sublinhou o exercício da nobre missão constitucional da Secção Regional, e do Tribunal, de zelar pela boa aplicação dos dinheiros e valores públicos por parte de todas as entidades sediadas na Região Autónoma dos Açores, percorrendo também a História do Palácio Canto.

Na cerimónia, participaram igualmente o Vice-Presidente do Tribunal de Contas, António Martins, o Juiz Conselheiro da Secção Regional, José Manuel de Araújo Barros, e os Juízes Conselheiros da Sede Maria dos Anjos Capote, Maria da Luz Faria e José Mouraz Lopes e da Secção Regional da Madeira, Paulo Pereira Gouveia, assim como o Diretor-Geral, Fernando Oliveira e Silva, e as Subdiretoras-Gerais da Sede e da Secção Regional da Madeira, Márcia Vala e Mafalda Morbey, respetivamente.

      

As Comemorações contaram com a presença de Autoridades e personalidades, nomeadamente o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Embaixador Pedro Catarino, o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, e o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva.

     

As comemorações decorreram em momentos diferentes. Entre um vídeo de memória fotográfica, uma exposição de fotografia da autoria do Juiz Conselheiro José Mouraz Lopes e a análise do percurso da Secção Regional dos Açores ao longo dos anos, registaram-se também os testemunhos de João Bosco Mota Amaral, Presidente do Governo Regional em 1986, aquando da instalação e início de funcionamento da Secção Regional dos Açores, e de Carlos César, Presidente do Governo Regional em 1997, aquando da inauguração do edifício Sede da Secção Regional.

       

Também os antigos Juízes Conselheiros da Secção Regional dos Açores José Faustino de Sousa, Nuno Lobo Ferreira, António Martins (atual Vice-Presidente do Tribunal de Contas) e Nuno Gonçalves prestaram o seu testemunho, assim como a antiga Procuradora Geral Adjunta nos Açores Joana Marques Vidal e o atual Procurador-Geral Adjunto José Ponte.

         

“Os desafios de um percurso” foi a intervenção proferida pelo antigo Subdiretor-Geral da Secção Regional dos Açores, entre 2000 e 2020, Fernando Flor de Lima.

    

Muitos foram também os olhares sobre o futuro. Um destaque para a análise dos “Impactos da pandemia na execução do Programa Operacional Açores 2020 e perspetivas do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027”, pelo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva. Outro destaque para o painel sobre “A nova geração”, representada por Carina Viveiros, Cristiana Camilo e Carlos Brum Melo.

 

 

Os 35 anos da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas – Vídeo Memória Fotográfica - SRATC

 

 

“35 anos – 35 fotos – Um olhar do lado de cá” – Juiz Conselheiro José Mouraz Lopes

 

A Nova Geração - Carina Viveiros, Cristiana Camilo e Carlos Brum Melo