Português-Referência-Notícias-Conselho Diretivo da EUROSAI reunido em Lisboa

CONSELHO DIRETIVO DA EUROSAI REUNIDO EM LISBOA

2022.09.22

​​

 

O Tribunal de Contas acolhe desde ontem a Reunião Anual do Conselho Diretivo da EUROSAI (Organização Europeia de Tribunais de Contas), sob a Presidência da Instituição congénere da Chéquia, a cargo de Miloslav Kala. 

DSC_0605 (003) - interior1.JPG

Na agenda da reunião, destacam-se a discussão de assuntos relacionados com o Plano Estratégico 2024-2030, a apreciação do relatório sobre o papel dos Tribunais de Contas em questões emergentes, como a demografia, as tecnologias de informação e as alterações climáticas, bem como o ponto de situação sobre a execução dos vários projetos em curso.

​O Presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, considerou esta reunião muito produtiva e da maior utilidade, sobretudo nos atuais tempos de crise, em que a cooperação internacional é um valor inestimável. 

A reunião decorreu na antiga Sala de Sessões do Tribunal de Contas, no Torreão Oriental do Terreiro do Paço, onde foi exibida uma exposição com exemplares do Arquivo Histórico do Tribunal, criado em 1389, onde se pode observar, entre outras curiosidades, a forma como foram sendo prestadas as contas públicas ao longo dos séculos.

DSC_0434 (002) - interior2.JPG