Português-Referência-Notícias-XXIV CONGRESSO MUNDIAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

XXIV CONGRESSO MUNDIAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

2022.11.11

​​​​​


 

O Tribunal de Contas marca presença no XXIV Congresso da Organização Mundial dos Tribunais de Contas e Instituições Congéneres (INTOSAI), organizado pelo Tribunal de Contas da União do Brasil, que assume, assim, a Presidência desta Organização Internacional para os próximos três anos.   

No Congresso, que começou no dia 7 de novembro e termina hoje, estão representados 160 Países e 30 Organizações Internacionais convidadas (entre as quais a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OCDE).

O Tribunal de Contas de Portugal é membro do conselho Diretivo da INTOSAI, pertencendo ainda a vários dos seus Comités e Grupos de Trabalho.

Durante o congresso, estiveram em destaque o trabalho dos Tribunais de Contas na resposta às situações de emergência, painel em que o Presidente José Tavares foi moderador, e a voz global, resultado global, impacto de longo alcance, tema no qual assumiu o papel de relator.

Ao longo do Congresso realizaram-se vários eventos paralelos, de que se salienta o Forum Internacional de Auditoria, onde intervieram personalidades do meio académico, da cultura e dos Tribunais de Contas e Instituições Congéneres. Pelo Tribunal de Contas de Portugal foram intervenientes os juízes Conselheiros Helena Abreu Lopes (O papel dos Tribunais de Contas na prevenção da corrupção) Ana Furtado (Responsabilidade orçamental e Dívida Pública), José Manuel Quelhas (A Independência dos Tribunais de Contas e a participação cidadã) e o Diretor-Geral, Fernando Oliveira Silva (Transformação Digital nos Tribunais de Contas).

Decorreu ainda um evento sobre o valor e benefícios da função jurisdicional dos Tribunais de Contas, em que o Presidente José Tavares, acompanhado pela Subdiretora-Geral Conceição Ventura, apresentou o modelo do Tribunal de Contas de Portugal.

À margem do Congresso foram realizadas reuniões multilaterais com os Tribunais de Contas da União Europeia e da CPLP, bem como reuniões bilaterais com os Tribunais de Contas da Tailândia, Marrocos, Perú e Colômbia.

Toda a documentação do Congresso será em breve disponibilizada on-line, designadamente no site da INTOSAI​.

62788646-00a7-436b-8925-96775ce710e6.JPG