Português-Referência-Notícias-Tribunais de Contas de Portugal e do Cazaquistão assinam protocolo

TRIBUNAIS DE CONTAS DE PORTUGAL E DO CAZAQUISTÃO ASSINAM PROTOCOLO

2023.04.28

​​​​​

Os Presidentes dos Tribunais de Contas de Portugal e do Cazaquistão, respetivamente, José Tavares e Natalya Godunova, assinaram hoje, em Lisboa, um protocolo de cooperação científica e técnica, nas áreas das metodologias de auditoria e controlo, prestação de contas e transformação digital.

De acordo com o protocolo, o aprofundamento da cooperação e a troca de experiências e ideias entre as Instituições serão concretizados quer a nível bilateral quer no quadro das organizações internacionais de que fazem parte, nomeadamente a INTOSAI (Organização Mundial dos Tribunais de Contas) e a EUROSAI (Organização Europeia dos Tribunais de Contas).

O Presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, sublinhou que este protocolo tem um significado especial e manifestou a intenção da realização de ações comuns de controlo.

“As palavras são agora: Passemos à prática", frisou José Tavares, após uma reflexão sobre os pontos que unem as duas Instituições.

Tal como “Cazaquistão" significa “terra de homens livres", também os Portugueses assim o são: “O Cazaquistão é uma porta da Ásia para a Europa e nós também sempre fomos uma porta aberta ao mundo", salientou.

Por sua vez, a Presidente da Câmara de Contas do Cazaquistão, Natalya Godunova, afirmou ser uma grande honra a assinatura deste protocolo, sublinhando ter a certeza de que a colaboração entre as duas Instituições “vai melhorar a qualidade do funcionamento e da gestão pública".

Durante a cerimónia,​ que contou também com a presença do Embaixador do Cazaquistão em Portugal, Bratashev Daulet, Natalya Godunova convidou o Tribunal de Contas de Portugal a participar no processo de avaliação da sua Instituição, que decorrerá no próximo ano.

DSC_0378a.jpg