
O Tribunal de Contas de Portugal, em parceria com o National Audit Office do Reino Unido, organiza, em Lisboa, nos dias 30 e 31 de outubro de 2023, um Simpósio Internacional sobre Assuntos Emergentes, sob a égide da Organização Europeia de Tribunais de Contas (EUROSAI).
Este ano, o tema debatido pelos Tribunais de Contas da Europa refere-se às adaptações e ajustamentos que estas Instituições devem realizar na sua atividade e nestes tempos de incerteza e de mudança económico-financeiro e de funcionamento do próprio Estado.
Cerca de 50 auditores e dirigentes de 23 Tribunais de Contas de Países Europeus, do Tribunal de Contas Europeu e do Tribunal de Contas da União do Brasil, que atualmente preside à organização Mundial destas Instituições ( INTOSAI) estiveram atentos às palavras de peritos de organizações internacionais e nacionais, como é o caso da OCDE e do Conselho das Finanças Públicas, apresentaram os seus exemplos específicos e debateram diversas questões relacionadas com as rápidas mudanças e crises a que o Mundo tem estado sujeito.
As diferentes perspetivas abordadas levam à conclusão geral de que os Tribunais de Contas têm de estar abertos ao exterior e sensíveis às tendências e evolução do setor público e da respetiva gestão, para manterem a sua relevância enquanto atores essenciais para a boa governação dos recursos públicos.
A partilha de boas práticas é um caminho primordial para que estas Instituições se aperfeiçoem e melhorem o seu impacto na gestão pública de cada Estado.
