O Presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, e o Diretor-Geral, Fernando Silva, participaram no Seminário comemorativo do aniversário do Tribunal de Contas da Polónia, sobre o tema "A função dos Tribunais de Contas no aperfeiçoamento do Estado moderno, seguro e digital", que decorreu no dia 7 de fevereiro, em Varsóvia.
Na sua intervenção, o Presidente José Tavares sublinhou a imprescindibilidade de os Tribunais de Contas preservarem e garantirem a sua independência, isenção, objetividade e imparcialidade, sob pena de perderem a sua razão de ser.
Por outro lado, José Tavares alertou para a necessidade de os Tribunais de Contas estarem permanentemente atentos ao mundo que os rodeia, a fim de bem cumprirem a sua missão, nomeadamente, nas áreas emergentes de aplicação de volumosos recursos públicos, como as alterações climáticas, a energia, a transição digital, a demografia e os seus efeitos na educação, na saúde, no emprego e na segurança social.
O Presidente José Tavares considerou finalmente ser muito útil a cooperação institucional para o aproveitamento mútuo do estudo e da experiência de cada Tribunal.
A participação neste Seminário comemorativo proporcionou também encontros com os demais Presidentes presentes, nomeadamente, o Presidente do Tribunal de Contas da Polónia, Marian Banas, a Presidente do Tribunal de Contas de Espanha, Enriqueta Chicano Jávega, o Presidente do Tribunal de Contas Europeu, Tony Murphy, e a Presidente do Tribunal de Contas da Ucrânia, Olha Pishchanska.


