A OCDE e a Iniciativa da INTOSAI para o Desenvolvimento (IDI) organizaram, em Paris, nos dias 26 e 27 de fevereiro, um seminário conjunto sobre o tema “Auditoria e Gestão das Finanças Públicas".
O Tribunal de Contas participou neste Seminário, estando presentes os Juízes Conselheiros Ana Leal Furtado, José Manuel Santos Quelhas e Luís Cracel Viana.
As matérias em debate incidiram sobre as implicações da auditoria de desempenho na gestão financeira pública, em especial no que respeita à inovação das práticas de auditoria, ao impacto e valor acrescentados das mesmas e também aos cruciais aspetos relacionados com a profissionalização dos auditores.
Foram ainda tratados outros temas relevantes como as relações entre a auditoria de desempenho e a o desempenho orçamental (Public Financial Management, ou PFM), com foco na digitalização, na auditoria no âmbito da sustentabilidade e na orçamentação verde. Foi ainda apreciado o tema da literacia financeira e o papel dos Tribunais de Contas neste domínio.