O Presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, deu esta quarta-feira uma Aula Aberta sobre Cultura Financeira a cerca de 200 alunos da NOVA FCT – Faculdade de Ciências e de Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O Presidente do Tribunal visitou em seguida o FabLab, na companhia do Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, e do Diretor-Geral do Tribunal de Contas, Fernando Silva. Uma estrutura de apoio ao ensino e à investigação que disponibiliza o acesso da comunidade académica e empreendedora a tecnologias de fabricação digital, nomeadamente impressoras 3D e máquinas de corte a laser.
Depois de percorrer a biblioteca da instituição, José Tavares teve a oportunidade de visitar o CENIMAT|i3N, o Centro de Investigação Científica Nacional da NOVA FCT, criado em 1991 e que, em 2006, passou a Laboratório Associado integrando o Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), em conjunto com a Universidade de Aveiro.
Considerado uma referência mundial na área da eletrónica transparente e de papel, integra um vasto conjunto de equipamentos de ponta em áreas que vão desde a caracterização avançada de materiais ao fabrico de dispositivos para aplicações biomédicas.
Esta visita foi acompanhada por membros da Direção, Coordenadores e alguns Professores e Investigadores da NOVA FCT.