
A Revisão de Pares (“Peer Review") à Instituição congénere do Cazaquistão continua em desenvolvimento pela equipa internacional que é coordenada pelo Tribunal de Contas de Portugal e que integra ainda as instituições congéneres da Turquia e da Lituânia.
As revisões de pares constituem um dos principais meios de desenvolvimento e capacitação dos Tribunais de Contas e Instituições congéneres, sendo a respetiva realização recomendada pela Organização Mundial – a INTOSAI - que emitiu orientações sobre como devem ser efetivadas.
Após uma primeira visita em outubro de 2023, realizou-se, entre 22 e 26 de julho, um trabalho de avaliação em vários domínios, tais como o acervo metodológico e respetivo alinhamento com as normas internacionalmente aceites, o planeamento estratégico e operacional, bem como a função de controlo e garantia da qualidade.
No último dia dos trabalhos foram apresentados pela equipa os resultados preliminares dos trabalhos realizados.
A Revisão de Pares irá continuar os seus trabalhos até à apresentação do relatório final, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Instituição avaliada.