A reunião anual do Comité de Contacto dos Presidentes dos Tribunais de Contas da União Europeia decorreu em Paphos, no Chipre, no final da semana passada, tendo sido partilhadas experiências de auditorias concretas e debatidos temas relativos às migrações, com foco no papel das nossas Instituições na promoção da boa despesa pública.
Este evento foi precedido de uma Conferência Internacional sobre a Independência dos Tribunais de Contas, em que foram abordadas as matérias mais sensíveis a este respeito.
Os Tribunais de Contas da Alemanha e da Áustria partilharam ainda as principais conclusões e recomendações, bem como a abordagem e metodologia utilizadas na auditoria coordenada ao Banco Europeu de Investimento (BEI).
A Presidente do Tribunal, Filipa Urbano Calvão, chefiou a delegação do Tribunal de Contas de Portugal, que foi também integrada pela Conselheira Helena Abreu Lopes, pelo Diretor-Geral, Fernando Oliveira Silva e pela Subdiretora-Geral, Conceição Ventura.
A ocasião foi também aproveitada para um conjunto de contactos bilaterais, sobre temas que estão em progresso, tais como auditorias coordenadas em que o Tribunal de Contas está envolvido, e matérias relativas à Organização Europeia e à Organização Mundial dos Tribunais de Contas e Instituições Congéneres (EUROSAI e INTOSAI, respetivamente).