Português-Referência-Notícias-MAIS UM PORMENOR DA TAPEÇARIA “O NÚMERO” DE ALMADA NEGREIROS

MAIS UM PORMENOR DA TAPEÇARIA “O NÚMERO” DE ALMADA NEGREIROS

2023.03.21

​​
Legenda: Detalhes da Tapeçaria "O Número"​


​O Tribunal de Contas tem divulgado os pormenores da tapeçaria “O Número" (1955-1958), uma das obras encomendadas pelo Tribunal a Almada Negreiros e descrita ao pormenor num livro de Luís Trabucho Campos.

Hoje, a nossa atenção vai para a citação de Raimundo Lúlio (c. 1232-1315) que se encontra na tapeçaria “O Número", por cima da figura central: “Ah numerante que estabeleces o número! / Ah Espírito Santo que aperfeiçoas o número!"

É citado o numerante, aquele que numera, cria e usa os números. É também uma referência ao trabalho dos contadores, “que com a sua prática, envolvendo os números e respetivas operações algébricas como instrumento fundamental do seu trabalho, os estabelecem". Em seguida, “evoca-se o aperfeiçoamento do conceito de número".

Raimundo Lúlio é o primeiro autor a utilizar uma língua neolatina para expressar os conhecimentos filosóficos, científicos e técnicos, tendo sido possivelmente esse fato que terá motivado Almada a escolher esta citação, que atribui o desenvolvimento do conceito do número a uma inspiração divina. Raimundo Lúlio foi o mais importante escritor, filósofo, poeta, missionário e teólogo da língua catalã. Com muitos trabalhos também em árabe e em latim, bem como em língua d'oc (occitano).

​Para saber mais detalhes sobre a Legenda Superior, ou outros significados da tapeçaria, pode consultar o livro O Número – A emblemática tapeçaria que Almada Negreiros concebeu para o Tribunal de Contas, de Luís Trabucho de Campos, disponível para consulta na Biblioteca do Tribunal de Contas.​

 

Notícias relacionadas:

​​